Tiradentes e seus encantos
Desde o declínio do Ciclo do Ouro, no fim do século 18, até meados de 1980, Tiradentes passou despercebida.
A partir de então, o turismo da cidade floresceu. E os visitantes descobriram uma cidade encantadora, que soube preservar sua história colonial, com os casarios de paredes cândidas e grandes janelas. E mais: acrescentou-se aos ares da cidade um charme especial. O centro é composto por 3, 4 ruas principais. E a serra de São José abraça a povoado. É fácil sentir-se acolhido.
A cidade convida a um passeio despreocupado, por entre ateliês com artesanato local, típico com peças de ferro, estanho e pedra sabão. Há ainda atrações culturais bem estruturadas como os museus sacros e as igrejas barrocas que tão bem delineiam um período importante de nossa história. A noite cai e as ruas ganham um colorido especial. O calçamento de pedra e o tom da iluminação pública desenham uma moldura inesquecível.
E então descobrimos, porque, enfim, Minas nos deu tantos poetas.
Acompanhe, a seguir, mais atrações de Tiradentes
Tiradentes e suas atrações
Artes
Há quem visite Tiradentes focado em decorar toda a casa e aumentar a coleção de arte.A cidade oferece lojas espetaculares para quem está busca de móveis rústicos, obras de arte, artesanatos de qualidade e objetos de decoração. A variedade é grande e será fácil encontrar peças exclusivas que combinem com você! Não deixe de entrar nas lojas de Tiradentes, que sempre reservam boas surpresas. Vale também visitar o povoado vizinho, conhecido como Bichinho, onde há grande concentração de ateliês e lojas de móveis rústicos.
Gastronomia
Se, como todo turista, procura pelas delícias da culinária mineira, há diversas opções. Anote algumas sugestôes:
- Estalagem do Sabor
- No Centro Histórico, serve pratos de tamanhos generosos; possui horta própria.
- Pau de Angu
- No caminho para Bichinho, povoado bem próximo a Tiradentes, funciona num bucólico sítio cheio de animais no gramado.
- Tempero da Ângela
- Em Bichinho, é o campeão de audiência. Tem bufê típico
- Angatu
- O chef Rodolfo Mayer incrementa suas receitas com ingredientes brasileiros
- Tragaluz
- A galinha d’angola é uma das estrelas de seu menu
- Atrás da Matriz
- Pizzas feitas no forno a lenha
- Cafe da Loja Marcas Mineiras
- Salgados e doces típicos da região
- Uai Thai
- Tailandês de sotaque mineiro. A receita da casa de pad thai, prato tailandês de massa, leva camarões marinados em cachaça.
Cultura: museus e igrejas
O Centro Histórico de Tiradentes concentra a grande parte das atrações da cidade. Diferente de outras cidades de Minas Gerais, onde o Centro Histórico se tornou apenas uma pequena parte do local, em Tiradentes ele forma a maioria da cidade. Comece o passeio pelo Largo das Forras, mais tradicional praça de Tiradentes e ponto de encontro das ruas principais. Aqui, algumas atraçôes:
- Matriz de Santo Antônio
- No alto do centro histórico, a igreja Matriz de Santo Antônio é o mais conhecido cartão-postal de Tiradentes. Foi construída no início do século 18.
- Museu de Sant’Ana
- Ocupa a antiga Cadeia Pública de Tiradentes. Estão no acervo quase 300 imagens de Sant’Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo.
- Museu da Liturgia
- É um museu moderno, que fala de rituais e tradições católicas.
Passeios
Cercada pela Serra de São José, Tiradentes oferece algumas boas oportunidades para quem não abre mão de contato com a natureza. Na região, há empresas de turismo que oferecem trilhas até cachoeiras e poços, roteiros até belos mirantes, visita a grutas e alambiques, passeios por caminhos históricos e cavalgadas ao pé da serra. Para se aventurar pela natureza que cerca Tiradentes, consulte os roteiros oferecidos pela Uai Trip e pela Agência de Turismo Estrada Real. Os passeios não oferecem alto grau de dificuldade e são boas pedidas para quem ficará mais de três dias em Tiradentes.
Se tiver tempo, tente planejar um passeio de Maria Fumaça: um trem que vai até São João Del Rey.